Cortar custos da sua empresa tem sido um desafio? A Canaã Controladoria oferece um método sistemático e coerente, adaptado às necessidades específicas do seu negócio. Acompanhe para entender como aplicar essa metodologia e colher os benefícios para sua empresa.
“Custos são como unhas: temos que cortá-los com frequência”.
Com a inflação, muitas empresas têm enfrentado problemas com o aumento dos custos de produção e da elevação dos preços sobre seus produtos e serviços. Por isso, traçar estratégias para a redução de custos tem se tornado cada dia mais importante, pois isso ajudará a empresa a recuperar e resguardar margens de lucratividade.
A metodologia usada pela Canaã Controladoria visa reduzir os custos e despesas de forma planejada e coerente com as necessidades da empresa e o seu modelo de negócio.
Abaixo compartilhamos os seis passos dessa metodologia, e explicamos como a sua empresa pode se beneficiar. Acompanhe!
O que você vai encontrar neste artigo:
Metodologia Canaã para cortar custos sem prejudicar seu negócio
1- Análise de Reports
Na primeira etapa do processo, realizamos a análise de relatórios gerenciais e contábeis para identificar as áreas da empresa que estão concentrando os maiores e os menores gastos. Depois de fazermos esse levantamento e entendê-los, planejamos medidas para cortar custos e despesas.
2- Desenho de processo e custeio
Aplicamos o BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio em português), para identificar os gargalos operacionais, otimizar processos e verificar o desempenho da equipe.
Como isso funciona? A partir dos dados obtemos uma visão holística sobre cada etapa de operação da empresa e, consequentemente, custeamos melhor os processos.
3- Main load em despesas fixas
Revisamos os gastos indiretos relacionados ao produto e serviço, ou seja, aqueles que apenas dão suporte à fabricação. Em seguida, apostamos em ações de melhorias e uso de tecnologias para redução de processos e despesas.
4- Análise de compras
Nesta etapa realizamos a análise de curva ABC, somada ao formato de compra e revisão de estrutura de negociação da empresa com os seus fornecedores.
Para ajudar na redução de custos, também analisamos como as compras estão sendo realizadas, e implementamos métodos administrativos e financeiros que geram mais economia no momento da compra.
5- Orçamento a Base Zero (OBZ)
Diferente do orçamento tradicional, o Orçamento a Base Zero (OBZ) não leva em conta dados históricos. Assim, nessa fase da metodologia, estabelecemos a estrutura necessária mínima para atender às projeções atuais de vendas, além de incentivar uma revisão detalhada de todos os custos e despesas.
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6- Metas e avaliações de desempenho
Por fim, alinhamos a redução de custos com os diversos setores e departamentos da empresa. Para isso, definimos metas e avaliações de desempenho, e também implementamos medidas para que as equipes se mantenham motivadas a buscar a melhoria contínua.
Se quiser saber mais detalhes sobre como a metodologia Canaã contribui para a redução de custos da sua empresa, entre em contato com o nosso time de especialistas para receber um orçamento. Será um prazer atendê-lo!