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Análise prospectiva: o guia completo para fazer Projeções Financeiras que impulsionam seu negócio

A análise prospectiva é uma ferramenta que nos ajuda a prever tendências futuras e tomar decisões informadas. Vamos entender como ela funciona e como podemos aplicá-la para fazer projeções financeiras e melhorar a gestão de negócios!

Sabemos que gerenciar um negócio não é fácil, e que as dificuldades podem se manifestar de inúmeras formas. É preciso: 

  • Gerar vendas consistentes, mesmo em um mercado acirrado e que muda com frequência;
  • Manter a rentabilidade positiva, mesmo com custos operacionais elevados e flutuações econômicas
  • Analisar as tendências e surfar junto nas inovações.

A análise prospectiva ou projeção de resultados é uma ferramenta que utilizamos para tornar a gestão de negócios mais simples e garantir que a nossa atuação seja mais proativa e estratégica. 

Hoje entenderemos melhor como ela funciona!

O que é análise prospectiva

A análise prospectiva nada mais é do que uma ferramenta analítica, onde utilizamos dados históricos e atuais para projetar o desempenho futuro da nossa empresa. 

Diferente da análise retrospectiva, que se concentra em avaliar o “passado”, a análise prospectiva mantém o olhar voltado para o “futuro”, nos oferecendo uma visão detalhada dos possíveis cenários que a empresa ainda pode enfrentar. 

Essa visão é muito importante porque nos possibilita duas coisas: 

  1. Fazer projeções financeiras e antecipar estratégias que podem maximizar oportunidades de negócio ou mitigar riscos;
  2. Ajustar as operações atuais para que acompanhemos tendências e expectativas do mercado.

Como a análise prospectiva funciona

A análise prospectiva é fundamentada por dados, e essas informações quantitativas e qualitativas serão utilizadas para gerar dois tipos de projeções: projeções internas e projeções externas. 

As projeções internas envolvem aspectos como orçamentos, novos investimentos e estratégias de crescimento empresarial, e são realizadas pelos próprios profissionais da empresa.

Já as projeções externas são feitas por analistas e consultores financeiros que atuam fora da empresa, e se baseiam em dados públicos, tendências econômicas e informações do mercado. 

Ambas as projeções, internas e externas, trabalham em conjunto para nos fornecer uma visão abrangente sobre o futuro da empresa. Isso nos ajuda a ter mais embasamento para gerenciar um negócio.

Como fazer a análise prospectiva

Como a análise prospectiva combina informações quantitativas e qualitativas para gerar previsões, será preciso que realizemos algumas etapas para chegarmos a uma resposta definitiva sobre o que esperar no futuro:

1- Análise macroeconômica e setorial

Implica em analisarmos indicadores macroeconômicos como taxa de juros, inflação, câmbio e crescimento do PIB, e também avaliarmos fatores setoriais, como demanda do mercado, concorrência e regulamentações governamentais.

2- Análise retrospectiva

Aqui examinamos o histórico de vendas, rentabilidade, eficiência operacional, satisfação do cliente e outros indicadores relevantes. Essa análise retrospectiva nos fornece insights valiosos sobre os pontos fortes e fracos da empresa, bem como seus padrões de comportamento.

3- Projeção de vendas, custos e despesas

Consiste em fazermos uma estimativa de vendas futuras, custos das mercadorias vendidas, despesas comerciais e administrativas, para construirmos um planejamento financeiro sólido e garantir que a empresa esteja preparada para lidar com cada um dos cenários. 

4- Projeção de novas estratégias e investimentos

Essa etapa envolve o planejamento de novas ações e alocação de recursos. Essas estratégias podem incluir ações de expansão para novos mercados, lançamento de novos produtos ou serviços, investimento em tecnologia, entre outros.

5- Projeção da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Trata de fazermos uma previsão dos lucros e das perdas para um determinado período. Essa projeção irá permitir que avaliemos a viabilidade financeira das nossas estratégias e investimentos, e também possamos identificar áreas de melhoria para maximizar a rentabilidade.

6- Projeção de Fluxo de Caixa

Aqui é feito uma estimativa das entradas e saídas de caixa futuras como, por exemplo, recebimentos de vendas, pagamentos a fornecedores, despesas operacionais, investimentos em ativos fixos e pagamento de empréstimos. Isso é importante para evitarmos problemas de liquidez.

7- Projeção do Balanço Patrimonial

Envolve a estimativa dos nossos ativos, passivos e patrimônio líquido futuros. Essa etapa também é muito necessária, pois vai permitir avaliarmos a saúde financeira da empresa, sua capacidade de cumprir obrigações, e seu potencial de crescimento e criação de valor no longo prazo.

Cada uma das etapas acima é importante para obtermos uma visão holística sobre a situação passada, atual e futura da empresa.

Importância da análise prospectiva para a gestão de negócios

A análise prospectiva desempenha um papel muito importante para a gestão de negócios, pois ela oferece uma base sólida de conhecimento para tomarmos boas decisões. 

Ao prever possíveis cenários futuros, conseguimos nos preparar com antecedência para, por exemplo, enfrentar desafios (econômicos ou operacionais) e aproveitar oportunidades que nos ajudam a crescer e prosperar.

Além disso, a análise prospectiva pode ser usada, ainda, para revisarmos estratégias de negócio que já tínhamos definido em outros tempos. Isso pode ser útil para ajustarmos nossas ações e operações internas e garantir que a empresa permaneça alinhada com suas metas e objetivos.

Canaã Controladoria: sua parceira para análises e resultados 

A análise prospectiva é considerada complexa porque exige conhecimento sobre dois tipos diferentes de cenários: o interno e o externo. 

No entanto, essa complexidade não pode, de forma alguma, ser vista como um obstáculo para aplicar a análise. Ela é, na verdade, uma oportunidade para desenvolvermos mais capacidades analíticas e de BI (Business Intelligence).

Aqui na Canaã Controladoria, possuímos um time de consultores financeiros expert que está pronto para aplicar a análise prospectiva e ajudar os clientes a fazer projeções financeiras e alcançar resultados tangíveis. 

Se você quer se antecipar e saber exatamente o que esperar do futuro, nos mande uma mensagem que nós explicamos como funciona a nossa metodologia e como podemos ajudar!

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