No momento, você está visualizando Como definir objetivos claros ajuda nos resultados financeiros

Como definir objetivos claros ajuda nos resultados financeiros

Você sabe como melhorar os resultados financeiros da sua empresa? Nós aqui da Canaã Controladoria damos um spoiler: ter objetivos claros e bem definidos pode ajudar! 

Objetivos nada mais são do que metas que nos guiam para alcançar determinados propósitos. No nosso cotidiano, temos o costume de definir diversos tipos de metas, como perder peso, aprender um novo idiota, programar uma viagem ou economizar.

Na empresa, os objetivos atuam da mesma forma que nas nossas vidas pessoais: eles são responsáveis por manter o nosso foco, e guiar as nossas ações e estratégias para alcance de um resultado.

Ou seja, quanto mais claros e bem definidos forem os objetivos financeiros, por exemplo, mais rápido e fácil será para uma empresa alcançá-los. 

A importância de definir objetivos claros para alcançar bons resultados financeiros

Não existe um limite de objetivos que uma empresa pode estabelecer, mas é importante entendermos que nem todas as metas contribuem para o crescimento de uma empresa. 

Você, por exemplo, já deve ter se deparado com o seguinte objetivo: “Ser líder mundial no mercado em que atuamos”. Mas agora responda com sinceridade, quantas empresas você conhece que realmente conseguiram atingir esse resultado?

Para que um resultado seja alcançado, independentemente de qual for ele, é preciso que os objetivos da empresa sejam claros, bem definidos e alcançáveis. Metas irreais são insuficientes para orientar as ações da equipe e podem levar a um desgaste desnecessário de recursos.

Quando o assunto envolve resultados financeiros então, a definição dos objetivos é ainda mais importante. Isso porque quaisquer decisões podem gerar um impacto significativo no caixa, influenciando a capacidade de investimento da empresa, crescimento, competitividade e até mesmo sobrevivência.

Como podemos definir objetivos claros?

Quando falamos em definir objetivos claros, isso parece uma tarefa bem simples, não é? Mas não se engane, na prática, essa ação costuma ser bem mais desafiadora porque precisamos levar em consideração uma série de critérios. 

Aqui na Canaã Controladoria nós consideramos os seguintes pontos: especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e prazo. Vamos entender mais sobre eles!

1- Especificidade

Sempre que formos definir objetivos financeiros, precisamos ser específicos sobre o que queremos alcançar. Por exemplo, ao invés de dizermos que queremos “aumentar as vendas”, precisamos ser mais precisos. Devemos falar algo, como: “aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre na região Sul, através de estratégias online e offline”.

2- Mensurabilidade

Só vamos saber se os objetivos estão sendo atingidos quando conseguimos mensurá-los. Por isso, sempre que definirmos alguma meta, precisamos também estabelecer critérios de avaliação para medir seu progresso, como receita, lucro, número de clientes ou participação de mercado. 

3- Atingibilidade

Outro ponto importante ao definirmos metas claras, é ter certeza de que os objetivos são de fato alcançáveis. 

Como mencionado acima, objetivos irreais costumam gerar frustrações desnecessárias, e podem fazer com que o time acabe se sentindo incapaz ou insuficiente para a ajudar a empresa alcançar bons resultados. 

4- Relevância

Quem quer desperdiçar tempo e esforços em cima de iniciativas pouco promissoras? Ninguém! Por isso, precisamos também alinhar os objetivos com a missão e visão da empresa, priorizando aqueles que realmente vão contribuir para os resultados financeiros

5- Prazo

Definirmos um prazo para atingir os objetivos nos ajuda a criar um senso de urgência, e mantêm todos focados em desempenhar suas tarefas. Quando deixamos um tempo aberto para atingir um determinado propósito, corremos o risco de nos desvirtuar para focar em outras atividades fora do plano. 

O que fazer para que os objetivos financeiros sejam alcançados?

Nós aqui da Canaã Controladoria preparamos algumas dicas simples, que fazem parte da nossa metodologia, e que podem ajudá-lo a tirar as ideias do papel e acelerar o alcance dos objetivos financeiros

1- Desenvolva um plano de ação

O plano de ação será responsável por guiar todo o time. Por isso, é muito importante criarmos um planejamento detalhado, que inclui todas as tarefas e etapas necessárias para alcançar os resultados financeiros. Não sabe como desenvolver o plano? Comece por:

  • Definir um objetivo. Por exemplo, “aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre na região Sul.”;
  • Analisar a situação atual em que a sua empresa se encontra (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças);
  • Estabelecer estratégias e táticas para alcançar o resultado financeiro. Por exemplo: melhorar a visibilidade da marca, fortalecer a presença no mercado local, entre outros;
  • Organizar um cronograma. Por exemplo: Semana 1-2 (pesquisa de mercado e definição do público-alvo), Semana 3-4 (planejar e criar ações offline), Semana 5-6 (colocar as primeiras ações em prática e monitorar a performance), e assim por diante;
  • Delegar responsabilidades, especificando exatamente quem deve cumprir cada função.
  • Listar os recursos necessários, como orçamento, ferramentas, entre outros;
  • Definir KPIs para monitoramento e avaliação. Por exemplo: taxa de crescimento das vendas, frequência de compra por cliente, participação no mercado local, etc.

2- Monitore o progresso

Existem diferentes tipos de objetivos financeiros, mas dependendo da complexidade da meta, será preciso monitorar o progresso mais de perto para impedir qualquer tipo de desvio nas ações.

Nossa dica é começar a acompanhar as métricas semanalmente, até que todas as tarefas estejam funcionando de forma fluída.

3- Ajuste as estratégias conforme necessário

Nem todo mundo acerta de primeira e está tudo bem isso acontecer. O importante é que sua empresa seja flexível para, caso um plano não funcione, você e o seu time consigam recalcular a rota e modificar a abordagem.

4- Envolva toda a equipe

Toda empresa que quer atingir bons resultados financeiros precisa do apoio e esforço dos colaboradores. Por isso, não esqueça de envolver todos os membros da equipe no plano, mostrando a cada integrante qual sua importância para o atingimento das metas.

5- Utilize ferramentas de gestão

Dependendo do objetivo financeiro que você quer alcançar, pode ser que várias tarefas importantes precisem ser realizadas simultaneamente. Então, outra dica de ouro dos nossos experts é usar ferramentas que ajudam a gerenciar tarefas, monitorar indicadores e gerar relatórios. 

6- Foco na melhoria contínua

Seu objetivo é fechar um faturamento de R$ 1 milhão até o final do ano? Vender mais de 10.000 unidades por mês de produtos? Aumentar o lucro em 20%? Não importa! 

Para que a sua empresa consiga alcançar resultados financeiros consistentes, ela deve ter apenas uma coisa em mente: melhoria contínua. Então, sempre busque  maneiras de potencializar os resultados, entendendo o que funcionou e o que pode ser aprimorado. 

Todas as empresas precisam definir objetivos para direcionar suas ações, mas lembre-se: se o seu foco é melhorar os resultados financeiros, os objetivos precisam sempre ser claros, mensuráveis e realistas. Não esqueça! 

Aqui na Canaã Controladoria somos mestres em definir objetivos mensuráveis e que realmente ajudam nos resultados financeiros. Então, se você estiver cansado de não estar alcançando metas e propósitos, conheça mais sobre a nossa metodologia!