Está pensando em iniciar ou investir em um novo projeto? ATENÇÃO! Você precisa aplicar a análise de viabilidade antes! Entenda mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar na gestão de negócios!
A análise de viabilidade é uma técnica que aplicamos quando queremos descobrir se um projeto é viável financeiramente.
Recomendamos esse tipo de análise toda vez que um de nossos clientes quer iniciar ou embarcar em um projeto novo, principalmente quando este requer um investimento expressivo, ou apresenta riscos potenciais.
Por envolver vários aspectos diferentes, explicamos aos clientes que fazer a análise de viabilidade do negócio exige um trabalho estreito com os profissionais aqui da Canaã Controladoria, que entendem de analytics, dados e mercado.
Hoje entenderemos melhor como funciona a análise de viabilidade, quais benefícios ela pode trazer para a gestão de negócios, e como a sua empresa também pode ter acesso à técnica com o time da Canaã.
O que você vai encontrar neste artigo:
Como a análise de viabilidade funciona
A análise de viabilidade começa com a coleta de todas as informações relevantes sobre o projeto. Custos iniciais, despesas operacionais, possíveis receitas, recursos necessários, objetivos, enfim. Separamos todos esses dados, pois eles nos ajudarão a ter uma visão holística sobre a natureza do projeto.
Depois que todas as informações forem reunidas, daremos início ao processo de análise, que será fundamentado em cima de três técnicas importantes: análise financeira, análise técnica e análise de mercado.
- Na análise financeira, calculamos o capital necessário para dar start no nosso projeto e como se dará a formação de resultados do empreendimento. Aqui consideramos tanto o investimento inicial quanto os custos fixos e variáveis, e também estimamos as receitas futuras com base em projeções de vendas e preços.
- Na análise técnica, avaliamos se a infraestrutura atual da empresa pode suportar o volume de produção e venda esperado. Aqui, também verificamos se ela possui todos os recursos disponíveis (tecnológicos e humanos) para garantir a execução do projeto.
- Na análise econômica, analisamos o mercado para identificar oportunidades emergentes e prever demandas futuras. Também consideramos aqui, fatores econômicos, como câmbio, inflação e a taxa de juros SELIC. Isso tudo é muito importante para assegurarmos que a empresa consiga tirar o máximo proveito do potencial de mercado.
Após aplicarmos esses três tipos de análises, partimos para a projeção do Fluxo de Caixa, onde iremos projetar todas as entradas de receita e saídas de despesas durante a realização do projeto.
Nesta etapa calculamos os famosos VPL Valor presente líquido, Payback descontado e ROI.
O VPL (Valor Presente Líquido) determina se o valor dos fluxos de caixas futuros descontados a valor presente superam os investimentos iniciais. O Payback descontado é um cálculo importante que mostra em quanto tempo o investimento se paga.
Feito isso, é momento de comparar o retorno esperado com o investimento inicial (ROI) para verificarmos se o projeto será realmente viável e lucrativo.
O ROI calcula a real taxa em que opera este investimento, podendo ser comparado com outras taxas de mercado para analisar riscos e oportunidades.
O próximo passo é identificar os riscos associados ao projeto, e é muito importante deixá-los em Headlines e desenvolver estratégias certeiras para mitigar cada um deles.
Assim que todas as ações acima forem concluídas, chegamos à última etapa que é elaborar o template de análise de viabilidade e receber o parecer Canaã sobre a viabilidade. Esse documento contém de forma resumida:
- Informações sobre o projeto;
- Análise financeira;
- Análise técnica;
- Análise econômica;
- Projecção de todas as entradas e saídas do caixa;
- Cálculo do VPL, payback descontado e ROI;
- Destaque dos riscos associados ao projeto;
- Parecer analítico com a opinião da Canaã “go or not go” sobre o investimento.
LEIA TAMBÉM | Análise prospectiva: o guia completo para fazer Projeções Financeiras que impulsionam seu negócio
Quais são os benefícios da análise de viabilidade para a gestão de negócios
A análise de viabilidade é uma ferramenta importante para decidirmos se a empresa vai (ou não) investir em um novo projeto. Mas o interessante dessa técnica é que ela também pode ser aplicada para melhorarmos a gestão de negócios em alguns aspectos.
O primeiro deles, por exemplo, é prever obstáculos com o potencial de prejudicar os nossos projetos e planos. A técnica nos dá essa percepção sobre todos os riscos, nos ajudando a agir e atuar de forma preventiva para evitá-los.
O segundo deles envolve o direcionamento mais inteligente do nosso capital financeiro. Uma vez que o relatório de viabilidade demonstra se um investimento é viável ou não, podemos priorizar apenas os projetos que possuem um maior ROI e apresentam boas expectativas de sucesso.
Conte com a Canaã Controladoria para a análise de viabilidade e gestão de negócios
Fazer a análise de viabilidade do negócio demanda bastante conhecimento técnico, de analytics e de mercado, um diferencial que a Canaã Controladoria possui e faz questão de reforçar.
Atuamos há mais de uma década no mercado de consultoria financeira, e nesse tempo, já ajudamos mais de 100 empresas a alavancar sua performance, lucratividade e crescimento a partir de resultados reais e análises.
Se você quer adquirir mais segurança para embarcar em novos projetos e melhorar sua gestão de negócios, entre em contato com o nosso time expert e veja como a Canaã Controladoria pode ajudar!