O dashboard empresarial é uma poderosa ferramenta de análise de dados que auxiliam gestores de empresas a tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e atualizadas.
Ao consolidar métricas-chave, gráficos e comparativos em uma única interface visual, os dashboards permitem que os líderes acompanhem o desempenho da organização de forma ágil e eficiente.
O que você vai encontrar neste artigo:
O que um dashboard empresarial precisa conter
A primeira coisa que precisamos entender é que o dashboard empresarial é uma representação visual de toda a performance da nossa empresa.
Ele demonstra, por exemplo, quanto a empresa faturou no período, quais valores foram aplicados em investimentos, quanto ela despendeu, entre outros insights importantes.
Por trazer diferentes dados em um único lugar, os elementos apresentados no dashboard serão construídos em cima de KPIs, gráficos, comparativos e qualquer outra informação relevante sobre as operações empresariais.
1- KPIs
Também conhecidos como Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho, KPIs são métricas que medem o sucesso em áreas específicas da empresa.
Esses KPIs podem fazer parte do grupo financeiro, operacional e de marketing, ou até mesmo de vendas ou Recursos Humanos.
Exemplos de:
- Indicadores financeiros: receita, lucro, margem de lucro, retorno sobre o investimento;
- Indicadores operacionais: métricas de tempo de ciclo, taxa de defeito, capacidade de produção;
- Indicadores de marketing: taxa de conversão, custo por aquisição de cliente, tráfego do site;
- Indicadores de vendas: metas de vendas, tamanho médio do pedido, ticket médio;
- Indicadores de Recursos Humanos: dados sobre rotatividade de funcionários, satisfação dos funcionários, etc.
2- Gráficos
São elementos que demonstram, em formato de gráficos de linha, barras, pizza e mapas, quais são os padrões e tendências identificados por dados.
Eles são muito importantes para as análises porque tornam a compreensão sobre as informações mais ágil e visual.
3- Comparativos
Comparativos são análises em que fazemos um paralelo entre o que a nossa empresa alcançou em um período com o momento atual. Por exemplo: comparamos o desempenho de vendas do trimestre anterior com o trimestre atual.
Essa comparação de dados pode ser feita entre diferentes grupos, a depender do objetivo do dashboard.
Quais áreas podem utilizar o dashboard empresarial
O dashboard empresarial pode ser aplicado em qualquer área da nossa empresa, e eis aqui a razão dele ser tão interessante.
Ele não precisa ser usado apenas pelo gestor ou empresário para tomar decisões sobre o negócio, mas também pelos líderes dos setores que precisam avaliar a situação atual em que o departamento se encontra ou se o time atingiu as metas do período.
No caso da área de vendas, por exemplo, um dashboard pode ser estruturado com métricas de desempenho de vendas. Já no caso da produção, ser elaborado com indicadores de eficiência e qualidade. Na área financeira, com dados de fluxo de caixa e lucratividade.
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Passo a passo para montar um dashboard empresarial
Existem apenas sete etapas para construir um dashboard empresarial perfeito. São elas:
1- Definindo objetivos
Qual será a finalidade do dashboard: monitorar desempenho, identificar problemas ou explorar oportunidades?
Antes de começarmos a construção do dashboard, precisamos ter uma visão clara do que queremos alcançar com esses dados, e para qual área (ou áreas) ele será direcionado.
2- Identificando as métricas
Quais são as KPIs que usaremos para avaliar o desempenho? O que queremos mostrar com esses números?
As métricas são o coração do dashboard, então é importante selecionar KPIs que forneçam insights valiosos para a tomada de decisão.
3- Escolhendo a ferramenta
O dashboard empresarial é uma apresentação visual com características dinâmicas.
Assim, opte por soluções de BI (Business Intelligence) como Power BI, Tableau ou Looker, que ofereçam recursos avançados de visualização e análise de dados.
4- Coletando e preparando dados
Nesta etapa, é importante garantir a qualidade e a integridade dos dados utilizados no dashboard. Para isto, conte com o apoio de profissionais especializados em BI e Analytics.
5- Criando visualizações
Assim que os dados forem coletados, limpos e tratados, precisaremos transformá-los em informações visuais.
Aqui, selecione gráficos e elementos visuais que transmitam as informações de forma clara e objetiva.
6- Organizando o layout
O dashboard empresarial será apresentado para gestores, analistas e outros stakeholders. Assim, deve-se priorizar a simplicidade e a objetividade, apresentando apenas os dados essenciais para a tomada de decisão.
7- Testar e refinar
Chegamos à etapa de validar o dashboard com diferentes stakeholders e realizar ajustes com base em feedbacks e insights adicionais.
Dashboard empresarial perfeito para um mundo baseado em dados
Desde que os dados passaram a ganhar mais relevância no ambiente corporativo, estruturar dashboards se tornou uma importante ação para melhorar a gestão de negócios.
Aqui na Canaã Controladoria temos expertise não só na construção de dashboards empresariais utilizando diversas ferramentas de tecnologia disponíveis, como também na análise dos dados que realmente agregam a tomada de decisão.
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