Você está visualizando atualmente KPIs: O Segredo para Dominar e Controlar Suas Operações com Maestria

KPIs: O Segredo para Dominar e Controlar Suas Operações com Maestria

  • Categoria do post:Controladoria
  • Comentários do post:1 Comentário
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho que ajudam as empresas a monitorar o progresso em direção aos seus objetivos e tomar decisões estratégicas com base em dados. Saiba mais sobre eles!

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a sigla KPI, mas será que sabe sua real importância para medir o desempenho e ajudar a empresa alcançar os seus objetivos?

Hoje, vamos te ajudar a entender melhor esses indicadores e como eles podem contribuir para a organização alcançar melhores resultados!

O que é KPI?

KPI, sigla para Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Desempenho em português, nada mais é do que uma medida quantitativa ou qualitativa que ajuda a avaliar o progresso da empresa em direção aos seus objetivos de negócio.

Essa medida pode ser aplicada para avaliar o desempenho de projetos e processos, bem como para monitorar a performance em diversas áreas importantes, como finanças, vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção, entre outros. 

Por se tratarem de medidas (ou seja, dados), os KPIs reduzem o excesso de informação que precisa ser analisada, o que contribui para a gestão obter mais tempo para focar no que realmente interessa. A partir dos KPIs, os colaboradores também podem entender melhor o que é importante em seu trabalho.

Qual a importância dos KPIs

Os KPIs são importantes porque permitem que as empresas acompanhem o progresso em direção aos seus objetivos, e identifiquem quais áreas precisam de melhoria. 

Eles também são necessários, pois contribuem para as empresas tomarem decisões mais acertadas, alinharem suas estratégias com resultados tangíveis e alocarem seus recursos de forma mais eficiente.

Empresas que querem avaliar e melhorar o desempenho do seu negócio, precisam usar os KPIs como base para monitorar e tomar decisões estratégicas.

Definindo os objetivos dos KPIS

Para definir os objetivos dos KPIs, será necessário que realizemos os seguintes passos:

1- Definir uma metodologia

Definir uma metodologia de definição de objetivos, como a metodologia SMART (Specific, Mensurable, Attainable, Relevant and Time-Bound, ou em português: Específico, Mensurável, Alcançável e Limitado pelo Tempo), é o primeiro passo para garantir que os objetivos sejam claros, alcançáveis e relevantes para o sucesso da empresa.

Ao definir as metas, é sempre importante entender se elas se enquadram nesses requisitos.

2- Traçar um plano de ação

Assim que os objetivos estiverem definidos, é hora de traçar um plano de ação para que eles sejam alcançados. E a partir disso, monitorar os resultados para entender o impacto dos KPIs na sua empresa. Esses indicadores-chaves de desempenho devem ser atualizados regularmente, para refletir as mudanças nas metas da empresa e nas condições de mercado.

Agora que você já entendeu o que são KPIs e como podem ajudar a sua empresa, comece agora mesmo a definir os objetivos empresariais e a monitorar os indicadores.

Aqui na Canaã, monitoramos de perto os números que importam, para você focar no seu negócio e crescer com resultado. Fale com um de nossos especialistas!

Tenha equipes direcionadas para gerar resultados por OKR e KPIs

Na Canaã, montamos com sua equipe um grupo forte e multidisciplinar para projetos e estratégias, promovendo agilidade, colaboração e foco nos resultados.