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Lucros e Margem de Contribuição: aprenda a calcular e potencializar seus ganhos

Lucros e lucratividade não são a mesma coisa, mas muitos enxergam os termos da mesma forma e o resultado disso é um só: equívoco na avaliação dos resultados financeiros. Entenda!

No mundo dos negócios, a busca por lucros está no topo da lista de prioridades. Mas será que quando falamos em lucro, isso significa necessariamente ter lucratividade?

Muitos empresários acreditam que os termos são sinônimos, mas não se deixe enganar. Essa visão sobre lucro e lucratividade serem a mesma coisa pode estar equivocada. 

No artigo de hoje vamos explorar a diferença entre esses dois conceitos importantes, e entender como as margens de lucro podem nos ajudar a descobrir a real situação financeira da nossa empresa.

Lucro e lucratividade: sinônimos, ou será que não?

Entendemos por “lucro” a diferença entre a receita total gerada por uma empresa e todas as suas despesas. Ou seja, enquanto uma empresa tiver mais receitas do que despesas no seu fluxo de caixa, isso é um sinal de que ela está lucrando. 

No entanto, só ter lucro não nos diz o que queremos saber sobre a eficiência e saúde financeira do negócio.

A “lucratividade”, por sua vez, é uma medida que expressa o lucro em relação à receita. Ela é dada a nós em formato de porcentagem, mostrando o quão eficiente a empresa é na geração de lucros com base na sua receita total. 

Portanto, embora tenham nomes muito parecidos, lucro e lucratividade não são a mesma coisa. O lucro nos diz quanto dinheiro está sendo gerado pelas operações do nosso negócio, enquanto que a lucratividade revela a eficiência e a sustentabilidade desses lucros.

Exemplificando lucros e lucratividade

Para explicarmos melhor a diferença entre lucro e lucratividade, veja o exemplo que o nosso time aqui da Canaã Controladoria preparou. 

Imagine duas empresas que trabalham com conserto de eletrodomésticos: uma grande e outra pequena. A grande empresa conseguiu gerar R$ 1.000.000 em receita em 2023, enquanto a pequena gerou R$ 500.000. 

Após fazer as deduções, foi descoberto que ambas as empresas apresentaram o mesmo lucro: R$ 100.000. Porém, foi identificado uma larga diferença entre as duas no quesito despesas. A empresa grande apresentou R$ 900.000 em despesas no período, enquanto a pequena somou R$ 400.000. 

Se ambas tiveram o mesmo lucro, isso significa que ambas tiveram a mesma lucratividade? Na verdade, não! A grande empresa teve uma Margem de Lucro Bruto de 10% (R$ 100.000/R$ 1.000.000) e a pequena, uma margem de 20% (R$ 100.000/R$ 500.000). 

Isso mostra que, embora menor, a pequena empresa se saiu melhor em converter sua receita em lucros, tornando-se, assim, menos vulnerável a variações nas despesas e flutuações econômicas.

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Margem de Lucro Bruto e Margem de Lucro Líquido para descobrir a lucratividade

A Margem de Lucro Bruto e a Margem de Lucro Líquido são métricas que nos ajudam a avaliar a eficiência operacional e a lucratividade dos nossos negócios. 

Margem de Lucro Bruto

Indica a porcentagem da receita que sobra após subtrair o custo dos produtos vendidos. Então, se a margem de lucro bruto é alta, isso indica que a empresa está eficiente em sua produção ou aquisição de produtos.

Margem de Lucro Líquido

Mostra a porcentagem de lucro que a empresa obteve em relação à sua receita total. Por considerar as despesas operacionais, impostos, juros e custos no cálculo, essa margem nos fornece uma visão mais completa da lucratividade, ajudando a identificar gargalos que podem estar corroendo os lucros.

Assim como a Margem de Lucro Bruto e a Margem de Lucro Líquida, também podemos recorrer a outra métrica importante para avaliar a rentabilidade da nossa empresa: a margem de contribuição.

Ela calcula a receita restante após deduzir todos os custos variáveis, e revela a capacidade que a nossa empresa tem de crescer e reinvestir os seus ganhos.

Para chegar ao percentual dessa margem, aplicamos a fórmula:

Como aumentar as margens de lucro e melhorar os resultados financeiros

Se após a aplicação das fórmulas a empresa descobrir que as margens de lucro estão muito baixas, será preciso que ela reavalie suas estratégias financeiras e recorra a uma das abordagens: aumentar os preços ou reduzir seus custos. 

Aumentar os preços é uma ação que pode ajudar a elevar os resultados financeiros e aumentar a receita. Já reduzir os custos (tanto diretos como  indiretos), ajudar a melhorar a margem de lucro e tornar a empresa mais resiliente às flutuações econômicas.

Independente de qual estratégia escolher primeiro para aumentar as margens de lucro, é importante que acompanhemos essas ações de perto para, caso necessário, recalculemos a rota e novas medidas sejam adotadas para melhorar os nossos resultados. 

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