O que você entende por controladoria e planejamento estratégico? Aqui na Canaã Controladoria, nós dizemos que o planejamento é como um “mastro de um navio” que direciona a empresa. É a partir dele que definimos “onde a empresa quer chegar” e, mais importante, “como ela fará para alcançar esse destino”.
Empresas conseguem direcionar um negócio sem planejamento? Em casos raros, pode até ser que sim. Mas podemos te contar um segredo? Apenas aquelas que possuem um plano bem elaborado são capazes de atuar com tranquilidade, vencer o fator tempo e garantir retornos financeiros sólidos sobre suas operações.
Não acredita?
Dê uma olhada nos dados que tiramos do relatório “Um processo de gestão estratégica: o papel do estilo decisório e do desempenho organizacional”, publicado na Emerald Insight.
O estudo mostra que o processo de pensamento estratégico e tomada de decisões racionais estão positivamente correlacionados com o desempenho organizacional. As empresas que implementam o processo de pensamento estratégico e constroem um bom planejamento tendem a mostrar melhores resultados devido à maior capacidade de adaptação e resposta às mudanças.
Se você ainda não tem um planejamento estratégico, esse pode ser o momento para você parar o que está fazendo e refletir melhor sobre ele. Inclusive, essa também pode ser uma excelente oportunidade para enxergar a controladoria como aliada para garantir o sucesso do seu planejamento.
Vamos entender o porquê?
O que você vai encontrar neste artigo:
Por que o planejamento estratégico é uma necessidade?
Quando falamos em planejamento estratégico para os nossos clientes aqui na Canaã Controladoria, eles perguntam se esse plano é realizado apenas para dar um “norte” para a empresa.
Explicamos que a princípio, sim, o primeiro objetivo do planejamento é exatamente esse: dar um norte. Mas em seguida mostramos a eles que esse direcionamento não é a única razão do porquê precisamos implementar um processo de planejamento estratégico.
“Quais são todos os motivos, então?”, você pode se perguntar. Explicamos…
1- Alocação de recursos
Não importa necessariamente quanto de recursos financeiros, humanos e tecnológicos uma empresa possui. Sabe o que realmente fará diferença no longo prazo? A forma como ela utiliza esses recursos.
A falta de planejamento estratégico é um dos fatores que mais levam as empresas a desperdiçar recursos importantes em ações que agregam pouco valor, ou resultam em nada para o atingimento de suas metas.
2- Melhor competitividade
O planejamento estratégico amplia os nossos horizontes sobre o cenário externo e interno, e veja só uma coisa, essa visão é o que possibilita que identifiquemos oportunidades “escondidas” e ameaças com mais facilidade.
Além disso, essa visão também nos ajuda a desenvolver estratégias mais inteligentes que podem diferenciar a nossa empresa da concorrência e melhorar o seu desempenho e posicionamento.
3- Adaptabilidade
A empresa que adquire o controle sobre onde quer chegar e como chegar, consegue alcançar níveis de autonomia impressionantes. Ela sabe identificar, por exemplo, quais são as mudanças no mercado, ajustar suas estratégias de acordo com as novas demandas, e aumentar a sua capacidade de resposta a esses eventos.
4- Tomada de decisão
No cenário empresarial, nem tudo são rosas. Existirão momentos em que o gestor vai se deparar com situações críticas e urgentes, e se verá forçado a se posicionar e tomar decisões praticamente instantâneas.
A falta de conhecimento sobre o que a empresa quer alcançar, porquê e como, pode fazer com que ele aplique recursos e esforços que sobrepõe a capacidade atual da organização. Algo que pode desencadear, adivinhe só, em novos problemas.
5- Engajamento e alinhamento
O sucesso empresarial depende de muitas forças humanas. O ponto é que, forças atuando sem alinhamento, perdidas sobre o que deve ser feito, faz com que todos trabalhem de forma ineficiente.
Ninguém entende exatamente o papel e a importância das suas atividades para os objetivos gerais da empresa. As forças se dispersam.
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Como o planejamento estratégico funciona
O processo de planejamento estratégico é fundamentado em cima de várias frentes. A primeira delas, por exemplo, é colocar tudo em panos limpos e definir novamente qual é a missão, visão e valores da empresa.
Em seguida, precisamos descobrir a situação atual em que a empresa se encontra.
para identificar seus pontos fortes e pontos a serem melhorados. Aqui, geralmente aplicamos ferramentas, como Análise SWOT para avaliar todos esses pontos e também descobrir possíveis ameaças e oportunidades.
Depois que temos uma visão clara sobre como está a empresa, precisamos definir as novas metas que a empresa quer atingir, mas atenção, sempre respeitando a situação atual em que ela se encontra e a capacidade para atingimento dessas metas.
Feito isso, partimos para a etapa onde serão construídas estratégias específicas, que serão responsáveis por certificar que a empresa alcançará de fato seus objetivos.
Assim que tivermos definido as estratégias, devemos nos preparar para colocá-las em prática. E para isso, vamos ter que estruturar um plano detalhado onde alocaremos todos os recursos, definiremos responsabilidades e estabeleceremos um cronograma.
Muitos pensam que o trabalho do planejamento estratégico termina após a aplicação das estratégias, mas isso não é verdade, ok? O processo continua, sendo necessário também monitorar a execução de todas as ações para garantir que tudo está saindo conforme o planejado, e também para identificar gargalos em potencial que podem impedir a empresa de alcançar os objetivos. Nesse caso, devemos fazer os ajustes e aplicar melhorias.
Então, se fossemos listar todas as etapas de funcionamento do planejamento estratégico, essa lista seria composta por:
- Definir Missão, Visão e Valores
- Fazer uma análise Situacional (Análise SWOT);
- Estabelecer objetivos SMART;
- Formular as estratégias;
- Implementar as estratégias;
- Monitorar e avaliar;
- Fazer ajustes e reavaliação contínua.
Controladoria: peça-chave para obter resultados sólidos com o planejamento estratégico
A controladoria é uma ferramenta que aplicamos para monitorar todos os processos que afetam o desempenho econômico da empresa, do operacional ao estratégico.
Se acima mencionamos que o planejamento estratégico é como um “mastro de navio” que direciona a empresa, é justo dizer que a controladoria é, então, a “guardiã” que assegura que o navio mantenha o seu curso, ajustando as velas e corrigindo a rota quando preciso.
Aqui na Canaã Controladoria, temos o compromisso de transformar os objetivos em ações e resultados. Conhecemos os desafios que as médias e grandes empresas enfrentam, e por isso atuamos lado a lado com nossos clientes para superar essas barreiras, assegurando que tudo está seguindo o seu curso, e elaborando ações que ajudem a melhorar sua performance.
Se você também quer ter sucesso no planejamento estratégico e colher resultados financeiros sólidos, como tantas outras empresas, não espere para construir o seu próprio “mastro do navio” e ter uma “guardiã” atenta.
Conheça as soluções Canaã Controladoria e veja como podemos ajudar!